terça-feira, 19 de julho de 2016

Como ajudar alguém com depressão

    Oi pessoal! Bom dia, boa tarde ou boa noite! Tudo bem com vocês?

    No nosso último texto e vídeo conversamos sobre 5 coisas que não devemos dizer para alguém com depressão, e eu comentei que, no próximo (ou seja, neste), falaria um pouco mais como ajudar; afinal, não basta só dizer “o que não dizer ou fazer”, certo?  

    Então vamos lá!

    1)      Dar apoio, suporte.

    Acredito que este, seja o mais importante da nossa “listinha”. Claro que temos que saber aquele meio termo entre o dar apoio/estar presente e dar espaço, bem como não apoiar todas ideias (pensamentos) da pessoa, para agrada-la (você pode dizer: Eu compreendo e vejo que isso está te fazendo mal, mas vejo de forma diferente- penso “assim assim e assim”). Ouvir, questionar, perguntar como se sente, porque está pensando “tal coisa” fazem qualquer pessoa sentir que tem alguém que se importa (e que não julga) e isso faz diferença!
    
     2)      Aprenda sobre a depressão.

    É também muito importante saber o que seu amigo ou familiar tem, para que você possa ajudá-lo e entender o que ele está passando. Conhecimento também é sinônimo de prevenção! Aprenda os sinais e sintomas, as causas, melhores tratamentos, para que seu amigo/familiar sinta se sinta seguro, confiante e disposto a seguir aquilo que você diz.

     3)      Seja paciente.
    
    Seja paciente, sempre! Quando você é paciente, você transmite calma e confiança ao seu amigo/familiar.
Lembre-se que muitas vezes as pessoas com depressão não precisam (e nem querem) ouvir nada, querem somente alguém que esteja por perto e dê um colo.
    
     4)      Tenha o SEU tempo (especial para pais, filhos e parceiros).

     Às vezes, estar com alguém com depressão pode levar ao pensamento de “estar caminhando em uma corda bamba”, sentimento de instabilidade; “O que dizer, o que não dizer, o que eu faço”?  Escutar muitos pensamentos e sentimentos negativos pode ser cansativo, por isso lembre-se de ter o seu tempo e que você também é um ser humano! Tire um tempo para cuidar de si, faça as coisas que gosta!
    
    5)      Recomente que busque ajuda

    Esta, embora não esteja entre as primeiras, eu também considero BEM importante! Já disse 1, 2, 3 vezes e falarei novamente: a depressão é uma doença; e por ser uma doença, devemos buscar ajuda com profissionais da área da SAÚDE! Depressão não é mito, não é frescura e  precisa de TRATAMENTO.

    6)      Preste atenção aos pensamentos
   
    Como disse no texto/vídeo anterior, o segredo está no pensamento! Na depressão, um dos sintomas são os pensamentos negativos, que causam sentimentos negativos; e é através de uma conversa que a pessoa com depressão pode expressar estes pensamentos. Alguns exemplos de pensamentos negativos são: meus amigos não gostam de mim, me sinto um lixo, não vou conseguir, etc. No papel de amigo/familiar, em uma conversa informal, você pode questionar as ideias, o porquê e se elas têm uma razão específica (no caso de “meus amigos não gostam de mim”, perguntar se algum amigo fez algo específico para que ele se sinta assim, por exemplo). 

    Nós, psicólogos (cognitivo comportamental*), utilizamos técnicas específicas para que o próprio cliente perceba quando o pensamento é distorcido, e consiga modifica-lo, e quando não é, encontre alternativas para que se sinta confortável com tal pensamento.

     Então por hoje é isso pessoal! 
   
     No nosso próximo texto/vídeo vamos conversar sobre um tema que é relativamente novo!
     
    O Instituto Nacional de Saúde mental nos EUA reconheceu a existência da depressão em crianças e adolescentes a partir de 1975. Sim, crianças também tem depressão, e este é o nosso próximo tema!

    Se você tiver perguntas, comentários sobre o tema depressão, deixe nos comentários, me chame inbox, na fanpage ou onde se sentirem mais confortáveis! Esta troca/feedback é muito importante para mim!

    Espero que tenham gostado, que tenha ajudado e que tenham se sentido, de alguma forma, acolhidos!


*Cognitivo-comportamental é uma abordagem, linha teórica da psicologia, é, resumidamente, a forma como vamos ajudar o paciente a se sentir melhor. Existem várias dentro da psicologia: psicanálise, sistêmica, junguiana, psicodrama, etc. 




Júlia Balieiro Benedini - Psicóloga
CRP: 08/14965




"O pensamento é o ensaio da ação (Sigmund Freud)"

Nenhum comentário:

Postar um comentário